O Poeta da Luz é heterônimo de Jonathan Dourado, um fotógrafo que vive em Teresina, Piauí. Ele nasceu em 1994 e foi criado entre o interior do Maranhão e a capital piauiense. Ao entrar na universidade no curso de jornalismo, pode desenvolver seu apreço por registros de forma mais prática e começou a fazer retratos nesse período como experimentos, tanto pessoais quanto profissionais. A fotografia tornou-se um meio de aprendizagem e fuga, permitindo-lhe explorar novos lugares do mundo e construir novas perspectivas do seu entorno, incluindo também o audiovisual.
O trabalho do Poeta é altamente influenciado pela música e pela natureza, elementos que usa como inspiração, pelos aspectos poéticos das letras e fases da vida. Ele explora conceitos de surrealismo, de fotojornalismo e documental dentro dos retratos. Ele é totalmente autodidata. Seu estilo é caracterizado por composições simples que proporcionam comunicação, velando milhares de possibilidades de interpretações, mesmo sendo um momento congelado pela sensibilidade do olhar e pelo amor em fotografar. Como diz, "Sou um caçador do tempo e de espaços".
Imprensa
Entrevista na Geleia Total | Convocatório Garagem #2 de Autorretratos 2017 | “Consumo” pré-selecionada para no 13° Festival Internacional de Fotografia de Paraty 2017 | Seleção Foto do dia iPhotoChannel 2020| Menção honrosa edição 2020 e 2021 Brasília Photo Show | Perfil PhotoVogue